quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Religioso aponta principais fragilidades da vida consagrada

Frei Nestor Schwerz
Uma Jornada de estudo que acontece nesta terça-feira, 28, em Roma, discute o tema “Fidelidade e perseverança vocacional numa cultura do provisório”.
O Secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades Apostólicas, Dom José Rodriguez Carballo ofm, falou numa das conferências do encontro sobre “A fragilidade vocacional: que responsabilidade para as instituições de vida consagrada?”, e manifestou preocupação com o que ele chamou de “hemorragia” de consagrados.
O Secretário-Geral para a Evangelização da Ordem dos Frades Menores, Frei Nestor Schwerz, comentou a expressão de Dom José reafirmando que, de fato, há muitos abandonos da vida religiosa e não se pode pensar nisso como algo normal. “É uma situação e um fenômeno que nos preocupa e deve nos preocupar”, afirmou.
Mediante pesquisa realizada no âmbito das congregações, o frei destaca algumas das principais fragilidades da vida consagrada atualmente. A primeira delas é a dificuldade de uma vida espiritual cultivada pessoalmente: "oração e meditação pessoal e uma leitura orante da Palavra de Deus".
Em seguida, está a vida comunitária. “Isso veio muito evidenciado nessa pesquisa: há uma séria crise nas relações interpessoais para a construção de uma vida fraterna que seja boa, atraente, familiar e etc”, disse.
“Depois a vida pastoral, a vida de evangelização, que no mundo de hoje precisa de uma certa criatividade, de muita paixão. Então, às vezes, nos encontramos em certas estruturas pastorais que ainda se vive o repetitivo, aquilo que sempre se fazia. Mas, o mundo exige uma resposta nova, com uma nova criativa, sobretudo, com muita paixão, coerência, muito testemunho para sermos boa notícia nesse tempo”, completou.
A abertura do evento foi feita pelo Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades Apostólicas, o brasileiro, Cardeal João Braz de Aviz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário