segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O casamento não pode ser um simples teste

Existem, hoje, casais que tratam o Sacramento do Matrimônio como um simples teste. Alguns dizem: “A gente se casa, se não der certo, nós nos separamos!”. O casamento não pode ser um teste, pois ele é um estado de vida, responsabilidade assumida diante de Deus e fundamentado no amor que é exclusivo e definitivo. A Igreja não pode admitir o divórcio e o adultério, pois, o que Deus uniu, o homem não pode separar.

Hoje, os motivos que mais levam os casais à separação são, basicamente, dois. O primeiro é a falta do amor verdadeiro, que passa necessariamente por renúncias. Muitos casais se baseiam somente no atrativo sexual... O segundo motivo é a falta de Deus no lar. A espiritualidade não pode ser um apêndice na vida do casal. Mas tem que ser a parte essencial da vida do casal.

Alguns acham que o casamento não dará certo só por causa das primeiras dificuldades que aparecem. Entretanto, o casamento sempre dá certo quando ele e ela: se amam verdadeiramente; não buscam somente o sexo e o prazer pessoal; enfrentam com serenidade e fé os desafios da vida; lembram que o Sacramento é uma graça de Deus. Portanto, casar é levar o amor a sério, e não como um simples teste... 

Diác. Gustavo Sampaio, mss

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário