segunda-feira, 17 de outubro de 2011

 

 

Oração "Ave Maria" explicação para os protestantes q ñ a rezam por achar ela algo errado?

"Ave, Maria,
cheia de graça,
O Senhor é convosco!
Bendita sois vós
entre as mulheres,
e bendito é o fruto do vosso ventre,
Jesus.

Santa Maria,

Mãe de Deus,
rogai por nós, pecadores,
agora e na hora de nossa morte."
Amem!
____________
Sem dúvida, uma das mais belas orações é a Ave-Maria, composta com a saudação do Arcanjo São Gabriel, “Ave, ó cheia de graça, o Senhor é convosco”(Cf. Lc 1, 28); com as palavras de Santa Isabel, “Bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre” ( Lc 1, 42) ; e com o acréscimo inserido pela Igreja, “Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém”. Em poucas palavras essa oração encerra as principais grandezas de Nossa Senhora.
A devoção à Virgem Maria, Mãe de Deus, é sem dúvida uma grande força da nossa vivência cristã, porque, longe de desviar nossa atenção do Cristo, ela nos integra no plano de salvação proposto por Deus e realizado por seu Filho único, Jesus Cristo, que se encarnou e veio ao mundo por meio de Maria. E a celebração da Imaculada Conceição de Maria, dentro do período do Advento, mostra que não podemos separar o culto a Maria do seu centro de referência que é Cristo. Nós celebramos Maria porque é Mãe de Deus, porque nos deu o Salvador e se tornou, de fato e de direito, co-redentora da humanidade. E foi Deus que assim o quis. Foi Deus que, em sua infinita sabedoria e bondade, estabeleceu que a redenção da humanidade se faria através de seu Filho único nascido de uma virgem; e a virgem escolhida foi Maria. Por isso, para ser digna Mãe do Verbo encarnado, foi preservada da culpa original, não por seus próprios méritos, mas em previsão dos méritos de Jesus Cristo.
Falando de Maria, o Concílio Vaticano II trata do culto e devoção a Maria, isto é, da religiosidade popular mariana. Nós católicos não fazemos de Maria uma deusa; pois, embora a Igreja a honre com um culto especial, é diferente e inferior ao culto de adoração que tributamos a Deus uno e trino. A Deus nós adoramos como o Senhor do céu e da terra, nosso Criador, único e verdadeiro Deus. Em Maria nós louvamos a glória de Deus, que nela se manifesta de uma forma singular e única, e a veneramos como Mãe de Deus, a bendita entre todas as mulheres e a bem-aventurada de todas as gerações.
Ora, se Deus, o Senhor de todas as coisas, o Infinito e o Absoluto, não se envergonhou de escolher Maria, e a fez Cheia de Graça, para ser a Mãe de seu Filho, por que haveríamos nós, simples mortais, de recusar ter para com ela uma devoção toda especial? Só se não cremos em Jesus Cristo nem o aceitamos como Salvador.
É bom lembrarmos ainda que a nossa devoção a Maria deve fundamentar-se principalmente na imitação de suas virtudes e no seguimento de Cristo. Quando Cristo disse: "Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga" (Mt 16,24), ele se colocou como o primeiro e principal modelo a ser seguido. Maria vem em segundo lugar. Se imitarmos Maria em sua fidelidade, no seu amor a Deus e aos irmãos, com toda a certeza ela nos conduzirá pelos caminhos de seu Filho Jesus.
Celebrar Maria é celebrar Cristo nosso Salvador. É celebrar as grandezas de Deus, que olhou para a humildade de sua serva e nela e por ela realizou grandes coisas.
Jesus Salvador da Humanidade adquiriu a Paternidade Divinal sobre todos os Povos, por consequência Aquela que Lhe deu a Vida humana assumiu também a maternidade sobre esse rebanho. Jesus ao entregar Maria como Mãe ao apóstolo João estava também a entregar toda a Humanidade à Maternidade de Maria (Cf Jo. 19, 26). Maria AMA-NOS, tanto, mas tanto que nos entregou o seu Filho Muito amado. Com o seu perfeito amor Ela encaminha-nos para Jesus e para Deus. Ela se entristece quando não sabemos ouvir ao chamamento de Deus. Muitas vezes por causa da ignorância e outras tantas por causa do orgulho e do ciúme esquecemos que Ela é também nossa Mãe, nossa protetora. Ai como a Ignorância nos impede de chegar a Maria. Encontramos na segunda parte um pedido a Maria e uma confissão da nossa indigência: pedimos que Ela Ore por nós e que nos proteja para sempre e na hora da nossa morte; admitimos que Ela é a nossa consoladora e a nossa orientadora. Desta forma estamos a reconhecer em Maria os bens que Ela recebeu de Deus (que são: a plenitude da graça que a elevou acima dos anjos e dos santos; a sua união com Deus que a conservou ao abrigo de todo o pecado; a sua maternidade divina elevou-a incomparavelmente acima de todas as mulheres; e por fim a honra que lhe é atribuída no céu e na terra por ser a Mãe do Nosso Salvador).

Tudo isto nos remete à seguinte reflexão: A Ave Maria tem a sua origem na Bíblia daí que devemos rezá-la com grande alegria e gratidão, pois, o Projeto Salvífico de Deus para com a Humanidade tornou Maria em Co-Redentora da Salvação Humana. O Papel de Maria não deve ser esquecido, pois o Seu Sim permitiu a realização dos desejos mais intímos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário