quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Namorar é bom, prevenir muito melhor
O Brasil tem, aproximadamente, 600 mil portadores do vírus da aids, o HIV. Segundo previsão do Banco Mundial o Brasil teria 1,2 milhão de infectados pelo HIV no ano 2000. Dos 600 mil portadores do HIV, incluem-se as pessoas que já desenvolveram aids e excluem-se os óbitos. Diferente da notificação dos casos de aids, os dados de HIV são estimados, portanto, não estão disponíveis informações sobre as principais vias de infecção pelo HIV. Em média, a pessoa infectada pelo HIV demora entre 8 e 10 anos para começar a desenvolver os sintomas de aids. Só então ela é notificada como um novo caso de aids.

O que é:
            É a doença provocada pelo vírus HIV. Os vírus são organismos vivos que precisam entrar em corpos de outros animais para sobreviver.
           
Como é Transmitida:  
            O HIV entra pelo corpo através:
  • relação sexual (contato com órgãos sexuais ou a secreção vaginal ou sêmen na relação vaginal, oral ou anal);
  • do contato sangüíneo (com uso de agulhas ou seringas que já foram utilizadas por outras pessoas ou durante a transfusão de sangue não testado)
  • da gravidez, parto e amamentação (pelas trocas sangüíneas entre mãe e bebê pelo cordão umbilical ou pelo sangramento provocado na hora do parto e pelo leite materno)

Como se Previnir da Aids:
  • usando camisinha masculina ou feminina nas relações sexuais vaginais e orais  
  • usando camisinha masculina ou feminina e lubrificantes a base de água (KY, Preserv Gel) nas relações sexuais anais
  • não compartilhando seringas e agulhas com outras pessoas
  • verificando se o sangue recebido em hospitais foi testado contra HIV
  • tomando o AZT durante a gestação, para não passar para o bebê (somente gestantes com HIV/aids)
  • não amamentando o bebês com seu próprio leite (somente mães com HIV/aids)
    Tratamentos para quem tem Aids:
                Todas as pessoas com o vírus da aids (HIV) devem fazer acompanhamento médico para evitar o desenvolvimento e agravamento da doença. Esse acompanhamento é realizado através de uma série de exames feitos periodicamente, entre eles o exame de CD4: que conta a quantidade de células de defesa da pessoa –,  e o exame de carga viral: que conta a quantidade de vírus que existe no corpo.
                 Os médicos prescrevem a medicação (coquetel), quando há possibilidade do corpo adoecer, ou para as pessoas que procuraram tratamento quando já adoeceram. Quanto mais cedo for o acompanhamento médico, há menos risco a saúde da pessoa com aids.

Nenhum comentário:

Postar um comentário