quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Em Fátima, Papa Bento XVI condena aborto e casamento entre pessoas do mesmo sexo

O Papa Bento XVI considerou o aborto e o casamento entre pessoas de mesmo sexo umas das mais "insidiosas e perigosas" ameaças do mundo atual, proclamando ensinamentos da igreja em seguida e tentando deixar para trás os escândalos de pedofilia.
Bento XVI fez os comentários após celebrar uma missa diante de mais de 400 mil pessoas em Fátima, Portugal, onde o Papa visitou o túmulo dos três pastorinhos que testemunharam as aparições de Nossa Senhora em 1917.
O porta-voz do Vaticano, o Reverenod Frederico Lombardi, elogiou a presença em massa em Fátima e disse ter sido "lindo e encorajador" o fato de peregrinos não terem deixado de comparecer e de permanecerem fiéis mesmo após meses de revelações de abusos cometidos por sacerdotes.
O Pontífice orou ajoelhado diante dos túmulos, que ficam no interior da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, logo após presidir uma missa na esplanada do Santuário de Fátima, a qual foi assistida por meio milhão de fiéis.
Os três pastorinhos são os irmãos Jacinta (1910-1920) e Francisco Marto (1908-1919), beatificados há exatamente dez anos pelo papa João Paulo II, e a prima deles, Lúcia de Jesus (1907-2005), conhecida como Irmã Lúcia do Coração Imaculado. Ela foi beatificada em 13 de fevereiro de 2008, no terceiro aniversário de sua morte.
Iniciada na última terça-feira e prevista para terminar amanhã, a viagem apostólica de Bento XVI a Portugal tem como objetivo principal a celebração dos dez anos de beatificação de Jacinta e Francisco e dos 93 anos da primeira vez que a Virgem apareceu para as crianças, em 13 de maio de 1917.
Durante a missa na esplanada, o Pontífice destacou que "se ilude quem pensa que a missão profética de Fátima está concluída". O Pontífice ainda contou que viajou ao local "como peregrino", já que "esta é a 'casa' que Maria escolheu para falar conosco nos tempos modernos".
Fieis do mundo inteiro compareceram à cidade portuguesa para acompanhar a celebração presidida pelo Papa. Alguns peregrinos percorreram 60, 80 ou 100 quilômetros a pé no "Caminho de Fátima", enquanto muitos espanhóis, poloneses, italianos, franceses, americanos e chineses assistiram à solenidade.
Também nesta quinta-feira, o Vaticano relembra os 29 anos do atentado cometido na Praça de São Pedro contra o papa João Paulo II pelo turco Mehmet Ali Agca, o qual recentemente tentou obter um visto de entrada em Portugal para se reunir com Bento XVI.
A visita apostólica a Portugal foi iniciada na terça-feira e terminará na sexta-feira. A viagem inclui passagens por Lisboa, Fátima e Porto, além de celebrações e reuniões com autoridades políticas e religiosas locais.

Fonte: Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário