terça-feira, 24 de janeiro de 2012

RELIGIÃO FAZ BEM À SAÚDE 

 Esse livro é fruto desses últimos anos de pesquisa na área de saúde pública. Religião e espiritualidade têm um papel na saúde. Estudos indicam que práticas religiosas podem alterar a química cerebral, como os níveis de serotonina e dopamina, que regulam o humor, a memória e o funcionamento geral do corpo.
 Mas o que acontece no cérebro e no organismo de uma pessoa quando está em oração ou meditação?
 Um grande número de estudos aponta  que /espiritualidade resulta em benefícios para a saúde.
 Neuroimagens permitem identificar, na estrutura do cérebro, as áreas que são envolvidas durante práticas religiosas e pesquisas evidenciam mudanças hormonais nos sistemas imunológico e nervoso autônomo.
 Pelo método científico, pode-se afirmar a religião como provedora de menor incidência de doenças coronarianas, diminuição dos batimentos cardíacos, redução de tensão muscular, da ansiedade, da depressão, da irritabilidade e do estresse, da pressão sanguínea, do aprimoramento da capacidade de aprendizagem da memória, da estabilidade emocional, maior e mais rápida recuperação de cirurgias. Pessoas religiosas tendem a viver mais e com melhor qualidade de vida.



 A religião parece ser um fator psicológico/social de extrema importância à saúde mental e a influencia religiosa, pelo discurso de castidade e fidelidade, pode ser meio de prevenção de DST´s, como HIV/AIDS, além de favorecer a abstenção de comportamentos não saudáveis, como álcool, tabaco e drogas.
 Dos laços sociais de pertença a uma Igreja ou a um grupo, resulta benefícios psicológicos, que podem ser outro fator para uma melhor saúde.
 O estimulo à esperança e ao pensamento positivo, também faz da religião, provedora de ganhos para a saúde.
 Evidenciando diferenças  estatisticamente  significativas, estudo indicou que as pessoas que foram criadas e permaneceram na mesma religião são mais propensas a relatar que estão em melhor saúde.

Espero que esse nosso trabalho possa contribuir, para além da produção científica, como um instrumento de evangelização.

 Pe Milton José Perretti


O livro "Religião faz bem à saúde", de autoria do padre Milton José Perretti, da paróquia São Pedro Apóstolo, de Avaré, foi lançado dia 16/12. Com 216 páginas o material é resultado da tese de mestrado em saúde pública defendida pelo religioso e de estudos científicos com base em autores especializados em medicina alternativa.

O novo título que será distribuído pelas livrarias Saraiva, Paulinas, Submarino e Lojas Americanas, faz uma abordagem a respeito dos benefícios que as práticas religiosas podem proporcionar, aumentando a qualidade de vida das pessoas.

O prefácio foi escrito pelo médico e governador de São Paulo, Geraldo Alckmin que, além de recomendar a leitura da obra, afirma que "quando o nosso sentimento é tomado por valores nobres, a vida automaticamente ganha força nova. É o caminho do equilíbrio e da saúde que passa a comandar a relação com o próximo e com nós mesmos".

Publicado pelo Jardim de Fé...

Nenhum comentário:

Postar um comentário