terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dia 02 de Novembro Feriado: Finados

O Dia de Finados ou Dia do Mortos, é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro, em Portugal é chamado de o Dia dos Fiéis Defuntos. É celebrada em muitos países, sendo que no México é uma atração turística, pois é uma comemoração completamente diferente da tradicional.
A religião protestante não reconhece o feriado de Finados como uma celebração, pois alegam que a data não está presente na Bíblia, consequentemente eles não têm motivos para comemorar.

Origem de Finados

No século II, os cristãos rezavam pelos seus falecidos, vistando os túmulos para rezar, e no século V a Igreja já dedicava um dia do ano para rezar para todos os mortos que ninguém rezava ou nem eram lembrados.
Então, desde o século XI a Igreja Católica obrigou as comunidades a dedicarem um dia aos mortos, e dois anos depois fi estabelecido que o dia a ser comemorado seria dia 2 de novembro.

Oração pelos Finados

Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso, nós vos pedimos por (nome do falecido(a)) que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que ele(a), tendo passado pela morte, participe do convívio de vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência. Que sua alma nada sofra, e vos digneis ressuscitá-lo(a) com os vossos santos no dia da ressurreição e da recompensa. Perdoai-lhe os pecados para que alcance junto a vós a vida imortal no reino eterno.
Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Rezar: 1 Pai Nosso e 1 Ave-Maria.
Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele(a) a vossa luz.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário