sábado, 12 de outubro de 2013

Milagre do encontro da Imagem da Virgem de Nazaré é tema do Manto do Círio 2013

As 8h30 da manhã desta sexta-feira, 11, aconteceu primeira procissão oficial do Círio 2013: o Traslado entre o municípios de Ananindeua e Marituba, na região metropolitana de Belém (PA). A procissão, que percorrerá 55 quilômetros, o maior trajeto do Círio de Nazaré, com previsão de encerramento é às 20h30.

O bispo Auxiliar de Belém, dom Teodoro Mendes Tavares celebrou a missa antes do início translado que se encerrará com chegada à Igreja de Nossa Senhora das Graças, em Marituba, onde o Núncio Apostólico no Brasil, dom Gioavanni Agnello, representante do Papa Francisco no país, celebrará a missa que abre a noite de vigília até a Romaria Rodoviária, que sai na manhã do sábado, 12, rumo ao municipio de Icoaraci, tambem na região metropolitana.

Na quinta-feira, 10, como parte das tradições que envolvem o Círio de Nazaré em Belém do Pará, foi na Basílica Santuário de Nazaré, o novo manto que revestirá a imagem da Virgem. A peça que anualmente é confeccionada por famílias da cidade e doada, em todas as procissões do Círio 2013. O trabalho de pesquisa, criação e confecção da peça levou 5 meses, de acordo.

Inspirado no milagre do encontro da Imagem pelo caboclo Plácido no tronco de um taperebazeiro. Os feixes florais traduzem a riqueza da floresta amazônica. O arremate externo faz alusão ao Santo Rosário e a decoração arquitetônica, mosáicos e arabescos da Basílica Santuário. O brasão do Papa Francisco também está representado no manto da Virgem de Nazaré. E o broche faz alusão ao coração imaculado de Maria, cheio de graças e virtude, refletindo o tema da festa este ano: “A Igreja em oração, unida a Maria, mãe de Jesus”.

Tradição e tecnologia é outra grande novidade é o aplicativo oficial do Círio 2013 que já alcançou a marca de 10.000 downloads em pouco mais de uma semana depois do lançamento. Entre os diferenciais do aplicativo está a possibilidade de acesso às informações sem estar conectado a internet. Um excelente iniciativa que traz facilidade ao turistas e peregrinos. O app está disponível para as plataformas Android e iOS


O Papa Francisco enviou uma carta ao arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira, em que "saúda com particular afeto os romeiros que, neste 13 de setembro, começaram a Festa do Círio de Nazaré". Segundo a mensagem assinada pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Gioavanni Agnello, o Papa "os encoraja a serem sempre testemunhas dos genuínos valores evangélicos" na sociedade como "discípulos-missionários de Jesus". (JS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário